top of page

O Chá é uma comédia que narra o encontro de três damas da alta sociedade para tomar chá e colocar a conversa em dia. O assunto à mesa é trivial: viagens, família, negócios e idas a consultórios médicos. Porém, entre uma gafe e um gole e outro de... whisky, as tristezas e a solidão dessas mulheres vêm à tona, revelando suas vulnerabilidades. Os textos dramático e espetacular de O Chá são construídos a partir de um processo colaborativo de criação desenvolvido pelo elenco, com base em workshops e improvisações sobre textos de Harold Pinter, colunas sociais e Manuais Práticos de Etiqueta Social. Durante o processo, as atrizes tiveram aulas de etiqueta à mesa na Socila, garantindo o contraponto, em cena, entre o refinamento e a falta de compostura, proposto pela encenação. ​

 

O espetáculo desemboca na criação de uma cena inédita, provocativa e de perspectiva crítica acerca dos comportamentos moldados por regras sociais rígidas e papeis de gênero. O universo retratado na peça é o das “socialites” cariocas, que aparecem nas colunas sociais de diversos jornais. Penteados volumosos, maquiagem extravagante, roupas com estampas de animais, peles e joias compõem esse universo carregado de ostentação e de convenções. A partir daí, três personagens se delineiam: Clara, uma mãe extremamente zelosa e controladora, Tânia, uma alta executiva, que vive para os negócios, e Katarina, uma jovem esposa, que descobre estar sendo traída desde o dia de seu casamento.

Texto (Organização final): Luciana Mitkiewicz

Colaboradores: Carla Soares, Lígia Tourinho e Matteo Bonfitto

Direção: Luciana Mitkiewicz

Supervisão: Matteo Bonfitto

Assistência de direção e preparação corporal: Camila Fersi

Elenco: Carla Soares (Clara), Lígia Tourinho (Tânia) e Luciana Mitkiewicz (Katarina)

Atriz substituta: Luanna Jimenes

Cenários: Andrea Renck e Juliana Werneck

Figurinos: Maria Odette Monteiro

Desenho de Luz: Luciana Liège

 

Apresentações: Festival Internacional de Curitiba (2007), Teatro Vanucci/ RJ (2007), SESC Niterói (2008) e Circuito SESC, nas cidades de Barra Mansa, Teresópolis e nas unidades de Ramos, São Gonçalo e Madureira (2008)

ocha apoio.png
bottom of page