top of page

PROJETO
PREPAÇÃO CORPORAL
PARA A CENA TEATRAL

Coordenação
Lígia Tourinho e Maria Inês Galvão

Mostra de Teatro
da UFRJ

Programas e Revistas
sobre as Mostras

Palestra Performática
Prepação Corporal

Entrevista
Laboratório de Arte do Movimento

O Projeto Preparação Corporal para a Cena Teatral, coordenado pelas Professoras Doutoras Lígia Tourinho e Maria Inês Galvão Souza, além de projeto de pesquisa, é uma ação de extensão integradas aos projetos de Extensão Mostra e Mostra Mais, com finalidade de formação e aprofundamento em preparação corporal para o teatro. O principal objetivo do projeto é instrumentalizar e capacitar estudantes das graduações em dança e direção teatral da UFRJ na arte da preparação corporal para o teatro. O projeto também visa, dar suporte para estudantes lidem com a corporeidade do elenco que estão trabalhando, reconheçam formas de fazer dramaturgia e poesia com o corpo e metodologias e procedimentos oriundos das práticas de dança para potencialização do trabalho corporal das atrizes e dos atores a partir da prática de montagem de espetáculos. Visamos contribuir para o desenvolvimento da prática artística da preparação corporal para a cena; identificar metodologias comuns aos diferentes processos artísticos; produzir listas de exercícios e laboratórios de criação para atores e atrizes; e, dinâmicas formativas, de capacitação e orientação para o desenvolvimento da preparação corporal.

IMG-20251012-WA0195.jpg

O projeto se desenvolve prioritariamente durante a montagem dos espetáculos para serem apresentados nos eventos Mostra Mais e Mostra do curso de Bacharelado em Direção teatral da UFRJ. Essas Mostras são compostas pelas duas últimas montagens que habilitam estudantes de Direção Teatral a concluírem a graduação. A Preparação Corporal dessas montagens é realizada por estudantes das graduações em Dança da UFRJ. Este projeto é desenvolvido mediante parceria entre estes cursos de graduação e suas respectivas unidades, A Escola de Comunicação (ECO) e a Escola de Educação Física e Dança (EEFD) da UFRJ.

A preparação corporal é um dos pontos de contato entre a dança e o teatro. É uma prática ainda com um campo teórico escasso e com tensionamentos entre as fronteiras da preparação corporal e da direção de movimento. Acreditamos que as especificidades da dança e do teatro se integram na medida em que é necessária a condição básica de desbravar o corpo. Neste sentido, é imprescindível discutir sobre a predisposição do corpo em relação à experiência. Experimentar é conhecer de novo, buscar novas relações, sentir de uma nova forma a experiência em si mesma. 

Um processo artístico que tenha como fim a construção de uma obra cênica pressupõe o encontro entre a equipe de criação para o desenvolvimento da obra, para o acontecimento cênico. A pessoa que assume a direção artística desenvolve a estrutura deste encontro, entrelaça os alicerces para o desenvolvimento da obra, define a equipe, as questões a serem trabalhadas, os conceitos gerais, prepara a estrutura dos ensaios e desenha um caminho pretendido para os encontros entre o grupo. A equipe, ao se conhecer, encontra um processo esboçado e é o encontro que permite que este esboço ganhe um corpo. A pessoa que prepara o corpo, ao iniciar o processo de trabalho, toma conhecimento de vários corpos: as pessoas atuantes do processo, o corpo coletivo formado por esse encontro e a corporificação deste processo idealizado e esboçado pela direção. A esta última cabe uma ressalva, nunca será como no plano da ideia. Como previa Tadeusz Kantor, a obra, ao ser criada, ganha vida e presentifica suas próprias necessidades e devires. 

Cada processo é um novo mundo imaginário e fantástico que se apresenta. E neste novo mundo, o processo de trabalho percorre, em geral, três etapas: a escuta, o encontro e a fricção. A primeira ação do preparador deve ser a escuta: perceber cada pessoa, o corpo social que ali se forma e os primeiros rascunhos da obra. A preparação corporal precisa auscultar o projeto, perceber a relação entre as aspirações de quem dirige e a materialização da obra em si.  A segunda ação, quase que imediata, porém presente como que em uma segunda camada, é o encontro entre os artistas - artistas de dentro da cena e artistas que integram as demais funções de fora da cena. Nesse momento, as singularidades se apresentam e os laços de empatia começam a se desenvolver. Individualmente cada um começa a apresentar sua singularidade, habilidades e fragilidades, e, no encontro, começam a estabelecer um aprendizado comum. A escuta e o encontro são ações quase que simultâneas, mas é de ímpar importância perceber as diferenças entre elas. 

O terceiro momento é a fricção, que constitui uma mistura entre as propostas da preparacão corporal e da direção. O ideal é chegar a este momento partindo da empatia e do enlace. É preciso, porém, estar alerta para não confundir fricção com embate. A fricção pressupõe a ideia de atrito resultante de dois corpos que se esfregam, atrição. Já o embate resulta do choque ou um encontro impetuoso, manifestação contrária, oposição, resistência. 

O desenvolvimento do projeto se dá em três bases: ensino, pesquisa e extensão.

ENSINO

No eixo Ensino, a participação no projeto é oficializada através da participação em uma das seis disciplinas de Preparação Corporal para Atores oferecida pelo Departamento de Arte Corporal às Graduações em Dança e são eletivas através de 60 horas. Para participar do projeto cada estudante escolhe uma montagem para atuar e realiza atividades de instrumentalização orientada e em grupo para a potencialização de seu trabalho de preparação e das experiências corporais dos atores e atrizes. Muitos dos espetáculos acabam criando vida para além dos muros da universidade, realizando temporadas em teatros e participando de festivais, dentro e fora dos espaços acadêmicos. O projeto inicia estudantes em um novo campo de atuação: a preparação corporal para a cena. Muitas pessoas acabam realizando trabalhos profissionais na área após participar do projeto. Essa experiência em geral mobiliza enormemente estudantes da Dança. Objetivo Nas disciplinas desenvolvidas a partir do projeto de pesquisa Preparação Corporal para a Cena Teatral, estudantes dos cursos de dança fazem a preparação corporal de atores e atrizes nas montagens de final de curso de discentes da direção teatral. A disciplina funciona como um ateliê de criação e estudantes atuam em montagens teatrais que são apresentadas nas Mostras de Teatro da Direção Teatral da UFRJ.

Como funciona a disciplina? 

Em 30, das 60 horas da disciplina, acontecerão os encontros de orientação. O restante da carga horária se dará nos ensaios dos espetáculos. A carga horária de ensaios está marcada na grade em horário fictício, mas isso é apenas para demarcar a carga horária, pois os ensaios acontecem em horários variados e podem ser ajustados aos horários de cada pessoa participante. 

 

Quem pode participar? 

Estudantes dos cursos de dança de todos os períodos que desejem viver essa experiência. 

 

Lista das disciplinas vinculadas ao projeto: 

EFA606 - Prep Corp para Atores A. 

EFA607 - Prep Corp para Atores B 

EFA608 - Prep Corp para Atores C 

EFA609 - Prep Corp para Atores D 

EFA610 - Prep Corp para Atores E 

EFA611 - Prep Corp para Atores F

EXTENSÃO

O projeto também está vinculado à extensão universitária e a realização da preparação corporal computa créditos de extensão vinculados aos Projeto de Extensão Mostra Mais e Mostra de Teatro da Escola de Comunicação da UFRJ (curso de direção teatral). É isso mesmo, além das horas da disciplina, estudantes recebem horas de extensão!

PESQUISA

Guiadas pela prática, as pessoas envolvidas acabam produzindo pesquisa sobre Preparação Corporal e realizando participação em eventos acadêmicos, pesquisas de iniciação artística, científica, mestrado e doutorado, além de produção de artigos científicos e capítulos em livro sobre o tema.

Bibliografia que fundamenta o Projeto de Pesquisa

Projeto Preparação Corporal
para a Cena Teatral da UFRJ

Pessoas autoras: Lígia Losada Tourinho e Maria Inês Galvão Souza

Como citar: 

TOURINHO, Lígia Losada; SOUZA, Maria Inês Galvão. Projeto Preparação Corporal para a Cena Teatral da UFRJ In: 2o Seminário de Pesquisas em Andamento do PPGDan: Ninho em voos nos queremos, 2023, Rio de Janeiro.  2o Seminário de Pesquisas em Andamento do PPGDan: Ninho em voos nos queremos. Rio de Janeiro: Circuito, 2023, p.103 - 110.

Aproximações entre o Sistema Laban e os Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp

Pessoas autoras: Lígia Losada Tourinho e Maria Inês Galvão Souza

Como citar:

TOURINHO, Lígia Losada; SOUZA, Maria Inês Galvão. Aproximações entre o Sistema Laban e os Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp. In: Conferência Nacional Laban 2018, 2018, Rio de Janeiro.  Anais da Conferência Nacional Laban 2018. Recife: Even 3, 2021, v.1, p.s/n - s/n.

Experiências em curso na UFRJ: Projeto “Preparação corporal para atores”: trilhando processos de formação no campo

Pessoas autoras: Lígia Losada Tourinho e Maria Inês Galvão Souza

Nome do Livro: Preparação Corporal, Direção de Movimento e Coreografia para o Teatro (2021)

Como citar: 

TOURINHO, Lígia Losada; SOUZA, Maria Inês Galvão. Experiências em curso na UFRJ: Projeto “Preparação corporal para atores”: trilhando processos de formação no campo.. In: BONFATTI, Adriana; RAMOS, Enamar; TAVARES, Joana; MANHÃES, Juliana; KEISERMAN, Nara. Preparação corporal, direção de movimento e coreografia nas Artes da Cena. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021, p. 117 a 130.

A Preparação Corporal para a Cena como Evocação de Potências para o Processo de Criação (Dossiê Dança, ARJ 2016)

Pessoas autoras: Lígia Losada Tourinho e Maria Inês Galvão Souza

Como citar: 

TOURINHO, Ligia Losada; SOUZA, Maria Inês Galvão. A Preparação Corporal para a Cena como Evocação de Potências para o Processo de Criação. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, Natal, v. 3, n. 2, p. 178–193, 2016. DOI: 10.36025/arj.v3i2.9535. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/9535. Acesso em: 16 nov. 2025.

Textos publicados sobre
Preparação Corporal

A dança na ópera: pensamentos de tradição e contravenção na construção coreográfica da ópera Il Neo, de Henrique Oswald

Pessoas autoras: Lígia Losada Tourinho e Aruam Galileu

Como citar:

TOURINHO, Lígia Losada; SANTOS, Aruam Galileu Pereira. A dança na ópera: pensamentos de tradição e contravenção na construção coreográfica da ópera Il Neo, de Henrique Oswald. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança, 2024, Salvador.  Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança. Salvador: Anda, 2024, v.1, p.s/n - s/n

Livro de Dançar, Improvisar e Compor: dramaturgia (coreo)gráfica expandida e conectiva - do livro à ação

(Revista Brasileira dos Estudos em Dança 2024)

Pessoas autoras: Roberta Ramos Marques, Carolina Natal, Ivani Oliveira de Santana, Lígia Losada Tourinho e Líria de Araújo Morais

Como citar:

MARQUES, Roberta Ramos; NATAL , Carolina; OLIVEIRA DE SANTANA, Ivani Lúcia; LOSADA TOURINHO, Lígia; DE ARAÚJO MORAIS, Líria. Livro de Dançar, Improvisar e Compor: dramaturgia (coreo)gráfica expandida e conectiva - do livro à ação. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 132–148, 2024. DOI: 10.58786/rbed.2023.v2.n4.62355. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/62355. Acesso em: 16 nov. 2025.

Práticas Somáticas nas Artes da Cena: formação, atuação e mediação pelo prisma do cuidado de si e da qualidade de vida.

Autora: Lígia Losada Tourinho

Como citar:

TOURINHO, Lígia Losada. Práticas Somáticas nas Artes da Cena: formação, atuação e mediação pelo prisma do cuidado de si e da qualidade de vida. In: Ninho: 1o Seminário de Pesquisas em Andamento do PPGDan, 2023, Rio de Janeiro.  Anais do 1o SPA/ Ninho; Espaço para improvisar acontecimentos. Rio de Janeiro: Circuito, 2023, p.87 - 96.

Livro de Dançar:
Cartas para improvisar e compor

Pessoas autoras: Mulheres da Improvisação - Ana Mundim (Fortaleza), Carolina Natal (Rio de Janeiro), Lígia Tourinho (Rio de Janeiro), Ivani Santana (Salvador), Líria Morays (João Pessoa) Roberta Ramos (Recife) e Tania Marin Perez (Montevidéu).

(2022)

Editora Anda

Como citar:

MUNDIM, Ana; NATAL, Carolina; TOURINHO, Lígia Losada; SANTANA, Ivani; MORAYS, Líria; RAMOS, Roberta. Livro de Dançar: cartas para improvisar e compor. Salvador: Editora Anda, 2023.

Aplicação de saberes somáticos na preparação corporal de atrizes e atores

Autora: Lígia Losada Tourinho

Como citar:

TOURINHO, Lígia Losada. Aplicação de Saberes Somáticos na Preparação Corporal de Atrizes e Atores In: II Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança Epistemologias Somáticas em Movimento. Brasília: IFB, 2022, v.1, p.184 - 195.

PREPARAÇÃO CORPORAL: FRICÇÕES, AFETOS E PARCERIAS ENTRE DANÇA E TEATRO

Pessoas autoras: Caroline Lopes Ozório e Ligia Losada Tourinho

Como citar: 

OZÓRIO, Caroline Lopes; TOURINHO, Lígia Losada. Motes somáticos para a preparação: fricções, afetos e parcerias. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 7, 2022, edição virtual. Anais eletrônicos [...]. Salvador: Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – Editora ANDA, 2022. p. 2501-2515.

Memórias de um preparador: trajetórias do corpo em cena sob a luz da preparação corporal

Pessoas autoras: Igor Augusto Capanema Guimarães e Ligia Losada Tourinho

Como citar:

GUIMARÃES, Igor Augusto Capanema; TOURINHO, Ligia Losada. Memórias de um preparador: trajetórias do corpo em cena sob a luz da preparação corporal. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 7, 2022, edição virtual. Anais eletrônicos [...]. Salvador: Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – Editora ANDA, 2022. p. 1446-1449.

Dramaturgias do Corpo:

Protocolos de Criação das Artes da Cena e do Movimento

(Revista Repertório 2022)

Autora: Lígia Losada Tourinho

Como citar:

TOURINHO, L. L. Dramaturgias do Corpo: Protocolos de Criação das Artes da Cena e do Movimento. Repertório, [S. l.], v. 1, n. 37, 2022. DOI: 10.9771/rr.v1i37.38194. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/38194. Acesso em: 16 nov. 2025.

Reflexões sobre presença

(Revista Brasileira dos Estudos em Dança 2022)

Pessoas autoras: Ivani santana, Lígia Losada Tourinho, Walmeri Ribeiro, Líria de Araújo de Morais, Nara Miranda de Figueiredo, Ana Paula Emerich e Tânia Marin Perez

Como citar: 

LUCIA OLIVEIRA SANTANA, Ivani; LOSADA TOURINHO, Ligia; RIBEIRO, Walmeri; DE ARAÚJO MORAIS, Líria; MIRANDA DE FIGUEIREDO, Nara; EMERICH, Ana Paula; MARÍN PÉREZ, Tânia. Reflexões sobre presença. Revista Brasileira de Estudos em Dança, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 316–329, 2023. DOI: 10.58786/rbed.2022.v2.n2.55284. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/article/view/55284. Acesso em: 16 nov. 2025.

A Preparação da/o Atriz/or Eremita: Desafios do Isolamento em Tempos Pandêmicos

Pessoas autoras:  Lígia Losada Tourinho, Mariana Destro Nomelini e Caroline Lopes Ozório

Como citar: 

TOURINHO, Lígia Losada; NOMELINI, Mariana Destro; OZÓRIO, Caroline Lopes. A Preparação da/o Atriz/or Eremita: Desafios do Isolamento em Tempos Pandêmicos. In: Encontros Arcanos, 2021, Goiânia.  Encontros Arcanos: Anais de 2015 a 2020. Porto Alegre: Editora Fi, 2021, v.1, p.37 - 46.

Lab Corpo Palavra: encruzilhadas cartográficas nas criações e pedagógicas artísticas

Pessoas autoras: Aline Bernardi e Lígia Tourinho

Livro: Viral: danças e outras disseminações (2021)

Como citar: 

BERNARDI, Aline de Oliveira; TOURINHO, Lígia Losada. Lab Corpo Palavra: encruzilhadas cartográficas nas criações e pedagógicas artísticas. In: FAGUNDES, Igor. Viral: danças e outras disseminações. Guaratinguetá: Penalux, 2021, 115 - 132.

Capítulo em livro Projeto Jogo Coreográfico: Residência Coreográfica em Rio Branco

Autora: Lígia Losada Tourinho

Livro: De Ponta a Ponta: Cruzando Olhares sobre a Dança no Acre (2021)

Como citar:

TOURINHO, Lígia Losada. Projeto Jogo Coreográfico: Residência Coreográfica em Rio Branco. In: MEIRELES, Flávia; ALVIM, Waleska. De ponta a ponta: cruzando olhares para a dança no Acre. Rio Branco: Edufac, 2021, p. 141 - 155.

Percepções Somáticas e a Preparação Corporal Cênica: Empecilhos para a cena e motes de cuidado de si e de criação

Pessoas autoras: Caroline Lopes Ozório e Lígia Losada Tourinho

Como citar:

TOURINHO, Lígia Losada; OZÓRIO, Caroline Lopes. Percepções Somáticas e a Preparação Corporal Cênica: Empecilhos para a cena e motes de cuidado de si e de criação. In: SILVA, Bárbara C. S.; Bastos, H.; TOURINHO, Lígia L.; ROCHA, Lucas V. (Org.) Carnes Vivas: dança, corpo e política. Salvador: Anda, 2020, p. 498 - 513.

TRIO - JOGO COREOGRÁFICO: FUNÇÃO E EXPRESSÃO NO ATO PERFORMATIVO

(Dossiê Laban, Revista Cena 2020)

Autora: Lígia Losada Tourinnho

Como citar: 

TOURINHO, Lígia Losada. TRIO - JOGO COREOGRÁFICO: FUNÇÃO E EXPRESSÃO NO ATO PERFORMATIVO. Cena, [S. l.], n. 32, p. 115–127, 2020. DOI: 10.22456/2236-3254.104299. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/104299. Acesso em: 16 nov. 2025.

Direção de Movimento, Assessoria de Movimento Cênico e Preparação Corporal: ofícios do corpo

Pessoas autoras:  Joana Ribeiro da Silva, Mônica Medeiros Ribeiro. Nara Keiserman e Lígia Losada Tourinho

Como citar: 

TOURINHO, Lígia Losada; TAVARES, Joana Ribeiro da Silva; KEISERMAN, Nara; RIBEIRO, Mônica Medeiros. Direção de Movimento, Assessoria de Movimento Cênico e Preparação Corporal: ofícios do corpo. In: VIII Simposio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas.- Anais do SeminárIio do Lume LINX. Campinas: Lume, 2019, v.VIII, p.1 - 7.

Registros de uma artista universitária da dança sobre processos criativos em preparação corporal atoral

Autoras: Caroline Lopes Ozório e Ligia Losada Tourinho

Como citar: 

OZÓRIO, Caroline Lopes; TOURINHO, Ligia Losada. Registros de uma artista universitária da dança sobre processos criativos em preparação corporal atoral. Anais do V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança. Manaus: ANDA, 2018. p. 642-648.

Dramaturgias em Improvisação: Protocolos de Criação nas artes da cena

Pessoas autoras: Lígia Losada Tourinho e Marina Fernanda Elias Volpe

Como citar: 

TOURINHO, Lígia Losada; VOLPE, Marina Fernanda Elias. Dramaturgias em Improvisação: Protocolos de Criação nas artes da cena. In: XII Congresso Internacional da ABRALIC, 2011, Curitiba. Curitiba: Abralic, 2011, v.1, p. s/n.

Dramaturgias do corpo: exemplos de protocolos de criação da dança carioca

Autora: Lígia Losada Tourinho

Como citar: 

TOURINHO, Lígia Losada. Dramaturgias do corpo: exemplos de protocolos de criação da dança carioca. In: Laban Celebração Global - Laban 2008: Artes Cênicas e Novos Territórios (Conferência Internacional).Rio deJaneiro, 2008, p.23 - 30.

The Choreographic Game as a Composition Practice. (texto em inglês)

Autora: Lígia Losada Tourinho

Como citar: 

TOURINHO, Lígia Losada. Dance Dramaturgy: The Choreographic Game as a Composition Practice. 25TH Biennial Conference: International Council of Kinetography Laban/ Labanotation (ICKL). Mexico City DF: Escuela Nacional de Danza Clasica  Contemporanea, 2007. p. 245 a 250.

Jogo Coreográfico – pressupostos e fundamentos

Autora: Lígia Losada Tourinho

Como citar: 

TOURINHO, Lígia Losada. Jogo Coreográfico – pressupostos e fundamentos. In: CONHECENDO E RECONHECENDO A DANÇA NA UFRJ - II Seminário Interno do Depto. De Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos, 2005, Rio de janeiro.  Anais do II Seminário Interno do Depto. De Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos. Rio de Janeiro: 2006, v.1, p.85 - 85.

Princípios e pressuposto da dramaturgia em dança

Autora: Lígia Losada Tourinho

Como citar: 

TOURINHO, Lígia Losada. Princípios e pressuposto da dramaturgia em dança In: CONHECENDO E RECONHECENDO A DANÇA NA UFRJ - II Seminário Interno do Depto. De Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos, Rio de janeiro, 2006, v.1, p.81.

Corpo e personagem: Uma construção em dança

Autora: Lígia Losada Tourinho

Como citar: 

TOURINHO, Lígia Losada. Corpo e personagem: Uma construção em dança In: I Seminário Interno do Depto. de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos, 2005, Rio de Janeiro, 2005, p.85.

Jogo Coreográfico: Um processo em que público, intérpretes e coreógrafa são coautores

Autora: Lígia Tourinho

Título do livro: A interatividade, o controle da cena e o público como agente compositor.

Organizadora: Margarida Gandara Rauen

Como citar: 

TOURINHO, Lígia. Jogo Coreográfico: Um processo em que público, intérpretes e coreógrafa são coautores. In: RAUEN, Margarida Gandara (org). A interatividade, o controle da cena e o público como agente compositor. Salvador: Edufba, 2009, p. 109 - 132.

Notas sobre o conceito de dramaturgia corporal: a cena contemporânea e a construção poética do movimento

Autora: Lígia Tourinho

Título do livro: Laban & Performing Arts

Organizadoras: Miroslava Kovárová e Regina Miranda

Como citar: 

TOURINHO, Lígia. Notes about the concept of corporal dramaturgy: the Contamporary scene and the poetic construction of movement. In: KOVÁROVÁ, Miroslava; MIRANDA, Regina (org). Laban & Performing Arts.  BRATISLAVA: Bratislava in Movement Association Academy of music an Dramatic Arts, 2006, p. 186 - 192.

Considerações sobre um estudo de construção de personagem a partir do movimento corporal

(Cadernos de Pós-graduação IA/ Unicamp - 2003)

Pessoas autoras: Lígia Tourinho e Eusébio Lobo

Como citar: 

TOURINHO, Ligia Losada; SILVA, Eusébio Lobo. Considerações sobre um estudo de construção de personagem a partir do movimento corporal. Cadernos de Pós-graduação IA, Campinas, v.8, p. 37–45, 2006.

Estudo do movimento e a preparação técnica e artística do intérprete de dança contemporânea

(Artefilosofia, 2006)

Pessoas autoras: Lígia Tourinho e Eusébio Lobo

Como citar: 

TOURINHO, Ligia Losada; SILVA, Eusébio Lobo. O Corpo Como o Outro ou Seria Como o Eu? Objeto ou Sujeito do Trabalho do Ator? Cadernos de Pós-graduação IA, Campinas, v.1, n.1., p. 125–136, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/801. Acesso em: 16 nov. 2025.

O Corpo Como o Outro ou Seria Como o Eu? Objeto ou Sujeito do Trabalho do Ator?

(Cadernos de Pós-graduação IA/ Unicamp - 2003) 

Pessoas autoras: Lígia Tourinho e Eusébio Lobo

Como citar: 

TOURINHO, Ligia Losada; SILVA, Eusébio Lobo. O Corpo Como o Outro ou Seria Como o Eu? Objeto ou Sujeito do Trabalho do Ator? Cadernos de Pós-graduação IA, Campinas, v.8, p. 37–45, 2006.

bottom of page